atuação

Planejamento previdenciário

O Planejamento Previdenciário é uma ferramenta capaz de alcançar a melhor aposentadoria possível. Isto porque no Planejamento Previdenciário é feita uma análise minuciosa das contribuições e das regras previdenciárias, identificando as situações que podem antecipar o momento da aposentadoria e/ou aumentar o valor do benefício.

Como o ramo do Direito Previdenciário é uma área que possui constantes alterações nas normas e legislações que regem a matéria, nossa equipe se mantém em constante aperfeiçoamento e atualização profissional. Desta forma, nossos profissionais são preparados para atender com muita presteza, explicando com muita calma e paciência os procedimentos e regras para aquisição dos benefícios previdenciários.

Muitos trabalhadores se surpreendem com a enorme burocracia imposta no momento de pedir a aposentadoria e outros inúmeros se surpreendem com o valor do benefício concedido.

O Planejamento Previdenciário evita estas surpresas, eis que o valor e o momento da aposentadoria dependem de todo o histórico previdenciário, ou seja, quanto antes começar a pensar na aposentadoria mais chances existem de conseguir um benefício melhor, isto porque o planejamento previdenciário ajuda a traçar estratégias legais para alcançar a melhor aposentadoria possível.

Portanto, para que o sonho da aposentadoria não se torne um pesadelo, com um benefício em valor insuficiente para arcar com as despesas, deve-se fazer um estudo prévio sobre a documentação necessária e sobre as regras de aposentadoria.

Porém, esta análise deve ser feita o quanto antes, pois em todas as regras de aposentadoria, leva-se em consideração o histórico previdenciário e não somente os últimos anos de contribuição.

Com a publicação da Emenda Constitucional nº 103/2019 (Reforma da Previdência), as regras sobre aposentadoria foram alteradas significativamente, dificultando o preenchimento dos requisitos necessários para a concessão dos benefícios.

Nesta esteira, destacamos que a Reforma da Previdência criou novas regras sobre aposentadorias. Assim, o momento da aposentadoria e os valores dos benefícios são diferentes para cada regra. Por isso, é essencial fazer um planejamento prévio para saber qual a regra mais vantajosa e o melhor momento de se aposentar.

Desta forma, é de grande valia a consulta a um profissional especializado antes de ingressar com o pedido de aposentadoria, eis que, devido às constantes alterações na legislação previdenciária, se faz necessária uma análise minuciosa das diversas regras de aposentadoria.

Como é feito o planejamento previdenciário?

Por se tratar de uma matéria bastante complexa, com distintas regras, é indicado que seja feito por um profissional especializado em Direito Previdenciário, pois inicialmente é necessária uma análise completa da vida previdenciária do segurado, identificando todos os vínculos e contribuições passíveis de serem contabilizados na contagem do tempo de contribuição.

Consequentemente, deve-se verificar junto ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS a necessidade de se fazer inclusões ou correções nos sistemas, em especial no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, que é a base de dados utilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS para análise e concessão dos benefícios previdenciários operacionalizados por esta autarquia federal.

Esta consulta aos sistemas do INSS é essencial pelo fato de que é bastante comum muitos vínculos e/ou contribuições não estarem registrados no sistema do INSS (CNIS). 

Assim, identificada as falhas nos sistemas e a documentação necessária para que sejam feitos os acertos, o especialista passa a buscar possibilidades que possam melhorar o tempo de contribuição, tais como atividades especiais, pagamentos de contribuições em atraso, períodos trabalhados em outro regime de previdência, tempo rural e a regras previdenciárias específicas que possam favorecer o tempo de contribuição e/ou o valor do benefício.

Por fim, com tudo isso, será traçada a melhor estratégia previdenciária, dentro de todas as regras vigentes e possíveis direitos adquiridos, visando alcançar a aposentadoria mais vantajosa possível. 

Se você teve seu pedido negado (ou se ainda vai requerer) e desejar ter o auxílio de um especialista em benefícios do INSS, entre em contato conosco.

Forma de atuação

Análise e estudo da documentação, visando enquadrar a situação do cliente nas regras previdenciárias, objetivando a concessão do melhor benefício possível.

Análise jurídica e procedimental, traçando a melhor estratégia processual, visando escolher o meio de atuação mais célere e com maior chance de êxito.

Montagem do processo com toda documentação necessária e ingresso com a ação devida, seja judicial ou administrativa.

Acompanhamento do processo, tomando as medidas necessárias para acelerar a tramitação, além de manter o cliente informado sobre o andamento do processo.